Logo

Notícias

Escola promove 1ª amostra cultural “Saberes Indígenas Rikbaktsa” em Juína
Cleber Batista

Escola promove 1ª amostra cultural “Saberes Indígenas Rikbaktsa” em Juína

Comunidades escolares dos povos Rikbaktsa realizaram essa semana a 1ª amostra denominada de “Saberes Indígenas Rikbaktsa” na Aldeia Beira Rio às margens do Rio Juruena.

O evento envolveu membros das comunidades que puderam expor um pouco da cultura, várias tendas improvisadas serviam para a exposição de artesanatos e outros artefatos produzidos pelos alunos como explicou a diretora Janesmar João.

“Esse é o resultado de um trabalho de meses, aqui vemos o trabalho de produção dos alunos motivados pelos professores, é muito importante que tudo foi construído com um conjunto priorizando a cultura do povo Rikbaktsa” opinou.

Para o professor Isidoro Rikbaktsa a Feira Cultural teve a participação direta dos alunos e educadores da própria comunidade, para o professor Isidoro Rikbaktsa a amostra é entre outros fatores uma forma de preservar a cultura da comunidade.

A amostra cultural foi prestigiada por educadores da Seduc e do Cefapro, a valorização da preservação da cultura da comunidade é fundamental, segundo o professor formador Marcos Morandi, o Cefapro tem articulado uma efetiva formação de políticas educacionais também nas comunidades indígenas.

 

Deixe seu comentário

© Copyright 2017 Web Rádios. Todos os direitos reservados.