Por Renan Dantas | Fotos: Renan Dantas

 

Km 32 PA Natal, Colniza, 23 de setembro de 2023 - No último sábado, 19 membros do Grupo CPT Comissão da Pastoral da Terra se reuniram para mais um encontro repleto de espiritualidade e reflexões sobre o cultivo da terra e das relações humanas. O encontro, realizado no Km 32, teve início com a entoação da canção "Põe a semente na terra" pela Ir. Helena Margarida Schroeder, líder da Comissão.


O evento, que durou cerca de duas horas, contou com momentos de espiritualidade, reflexão e compartilhamento de experiências entre os participantes. Após a canção inicial, a irmã Helena acolheu calorosamente os presentes e ressaltou a importância do sopro da vida, fazendo alusão ao livro dos Gênesis da Bíblia.

A leitura da Sagrada Escritura, conduzida por Joel de Oliveira, do Evangelho de São Mateus 13, 1-8, trouxe à tona a reflexão sobre o propósito do trabalho e o significado das sementes. Moacir João enfatizou a valiosa contribuição de cada indivíduo, comparando-os a sementes únicas que precisam ser plantadas e cuidadas.

O seminarista Renan Alves destacou o poder transformador da semente, enquanto o Padre Mário Rocha relacionou a terra local à diversidade das pessoas, incentivando a produção e a troca de sementes como algo benéfico.

Daniele Cristiane de Oliveira, uma das participantes, compartilhou suas experiências com sementes crioulas. As sementes crioulas têm uma importância fundamental na conservação da biodiversidade, e em nossa alimentação devido seu potencial nutricional natural. Além disso, essas sementes são essenciais para a autonomia do agricultor pois possuem maior produtividade, menor custo de produção e não requerem pacotes de insumos (agrotóxicos) que prejudicam o meio ambiente, e enfatizou a importância da seleção e armazenamento adequados. Também alertou para a falta de valorização da agricultura familiar local, muitas vezes afetada pela expansão de pastos.


A Irmã Helena Margarida trouxe à tona preocupações ambientais, abordando os perigos dos agrotóxicos e enfatizando a necessidade de cuidar da natureza, nossa "casa comum". Ela também destacou métodos inovadores, como o uso de garrafas PET para armazenar sementes na terra fria.


Daniele Cristiane expressou sua preocupação com os jovens que deixam o campo em busca de oportunidades nas cidades, ressaltando a importância de envolvê-los nas atividades agrícolas locais. A reunião foi encerrada com a canção "Não posso respirar de Luiz Gonzaga" e uma avaliação positiva dos participantes, que destacaram a troca de experiências como enriquecedora e sugeriram a inclusão de mais homens nos próximos encontros.


O evento culminou com a bênção das sementes e a partilha de diversas variedades de sementes de várias regiões do Brasil. Um almoço oferecido pela família local aos participantes fortaleceu os laços entre os membros do Grupo CPT Pastoral da Terra, que saíram do encontro inspirados a continuar cultivando não apenas a terra, mas também a solidariedade e o compromisso com o meio ambiente e as comunidades locais.