(66)99662-2702

NO AR

Programação Musical

www.radionazaredejuina.com.br

Juína

Após sugestão do MP, profissionais de saúde participam de curso em Juína

Publicada em 24/09/19 as 10:27h por Cleber Batista - 5 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV Nazaré de Juína)

Vários profissionais que atuam na saúde nos municípios dos Vales do Arinos e Juruena na região noroeste participaram de uma capacitação no município de Juína com objetivo de melhorar as ações de qualificação de informações dos municípios no sistema de controle de pagamentos de serviços realizados através do Sistema Único de Saúde – SUS.

Ana Paula Marques do Escritório Regional de Saúde em Juína explicou que a capacitação é fundamental para a atualização dos dados no sistema.

“A tabela SUS que é o preço que o Ministério repassa para os municípios por cada serviço executado teve a última atualização em 2009, existem vários sistemas que vão se cruzando para quê justificam esses pagamentos; então nós temos um sistema chamado Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES que para o município faturar é lançado as informações que vão gerar a contrapartida do Ministério porque no SUS o financiamento é tripartite, uma parte do ministério, uma parte do Estado e outra parte do município; então para o Ministério repassar ele precisa estar dentro desse sistema tudo atualizado”, resumiu.

Oberdan Ferreira Coutinho Lira é superintendente de programação controle e avaliação do Estado de Mato Grosso ele esteve no município de Juína onde observou o principal fator do encontro esclarecendo como é o reconhecimento de como acontece o faturamento tanto hospitalar e ambulatorial das unidades no Estado de Mato Grosso, segundo ele a atividade vem junto com foi uma proposta do Ministério Público e a Secretaria de Saúde acatou e ofereceu essa capacitação de tal maneira que o município tem entendimento do quanto que recebe o quanto tem de recurso, o quanto pode produzir dentro dos hospitais e que precisa referenciar as suas especialidades; o objetivo é o fortalecimento do controle e avaliação em cada município no que consta a regulação dos e o acesso dos pacientes com qualidade dessa maneira estruturada nos três princípios do SUS que é universalidade, integralidade e equidade.

“Só melhora a qualidade do atendimento dos Municípios; então a gente espera que em curto espaço de tempo entre dois a três meses algumas anomalias que foram detectadas como glosas grandes dentro de hospitais que é o cancelamento de determinado procedimento; a atualização do cadastro de cada unidade seja realizada; dessa forma o município recupera recurso financeiro e melhora a qualidade do atendimento dos seus pacientes” destacou.

Veronice Maria do Escritório Regional de Juara foi uma das participantes, ela ressaltou os resultados positivos após a capacitação.

“A avaliação envolve muita questão de verbas; de dinheiro e essa parte que trabalha mais com verbas do município será muito proveitoso para nós no controle dos dados gerais”, opinou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(66) 3566-2702

Visitas: 126730
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2019 - Nazaré Fm 89,5 - Comunicando Vida e Fé