Bispos do Regional Oeste 2 da CNBB, reunidos nestes dias – 25 a 27 de setembro – em Barra do Garças/MT, emitem NOTA refletindo sobre o valor e a inviolabilidade da Vida Humana, tomando a defesa do Nascituro, neste momento de apreensão diante dos perigos da ADPF 442.

 

NOTA EM DEFESA DA VIDA

            Nós, Bispos do Regional Oeste 2 da CNBB, reunidos nestes dias – 25 a 27 de setembro/2023 – em Barra do Garças/MT, refletimos sobre o valor e a inviolabilidade da Vida Humana, tomando a defesa do Nascituro, neste momento de apreensão diante dos perigos da ADPF 442 que segue em votação no STF.

            Manifestamos a nossa posição unânime e inabalável em relação ao preceito fundamental de se guardar, defender e cuidar da Vida desde a concepção até a morte natural, lembrando que esse dom precioso deve ser protegido e preservado em todas as suas fases.

            Reafirmamos, em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o nosso posicionamento contrário a qualquer tipo de ameaça e destruição da Vida, bem como a toda iniciativa que pretenda promover e apoiar o aborto.

            O direito à vida é o mais fundamental dos direitos. É um direito intrínseco à condição humana e, por isso, deve ser sempre protegido de forma sagrada, responsável e inalienável.

            Como Bispos nas Dioceses do Mato Grosso, a serviço da Vida Plena para todos e todas, unimo-nos em prece para que se cumpra sempre o desejo de Deus, que é um sinal do Seu Reino: “Propus a vida e a morte: escolhe, pois a Vida” (Dt 30,19).

  

Dom Vital Chitolina

Presidente

 

Dom Maurício da Silva Jardim

Vice-Presidente

 

Dom Jacy Diniz Rocha

Secretário