
Habemus Papam: Após dois dias de muita oração por parte da comunidade católica ao redor do mundo, foi eleito o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost para dirigir a Igreja Católica. Duas votações foram necessárias para que os cardeais chegassem a uma conclusão. O pontífice norte-americano escolheu o nome Leão XIV, marcando o retorno de um dos títulos mais históricos da Igreja, simbolizando força e liderança na fé. Treze papas já adotaram esse nome; entre eles, destaca-se o Papa São Leão Magno, que foi declarado Doutor da Igreja por sua teologia e firme defesa da fé cristã.
Papa Leão XIV acena aos fiéis em sua primeira aparição pública / Foto: REUTERS/Yara Nardi
A Rádio e TV Nazaré de Juína fez a cobertura completa da eleição do novo papa. Desde a quarta-feira, foi realizado um momento de vigília de oração pelo conclave, presidido pelo bispo diocesano Dom Neri. Na quinta-feira, às 12h10 do horário local, a programação do jornal Nazaré Notícias foi surpreendida pela fumaça branca, que marca o anúncio da eleição do pontífice pelos cardeais. A partir desse momento, realizamos a cobertura completa até o anúncio e o primeiro discurso do Papa Leão XIV aos católicos do mundo todo. O bispo diocesano Dom Neri participou ao vivo, comentando sobre a escolha e a acolhida do novo papa.
Às 19h30, foi realizada, na Catedral Diocesana Sagrado Coração de Jesus, uma celebração em ação de graças pela eleição do papa.
Dom Neri, durante a missa de ação de graças pela eleição do Papa Leão XIV / Foto: PASCOM /Giovanna Furlan
Na manhã desta segunda-feira, o Papa Leão XIV realizou seu primeiro encontro com a imprensa internacional na Sala Paulo VI, no Vaticano. Cerca de 3 mil jornalistas estiveram presentes para ouvir o novo pontífice. O papa iniciou seu discurso com as palavras: “Bem-aventurados os que promovem a paz”, citando o Sermão da Montanha. Ele expressou gratidão pelo trabalho dos jornalistas, especialmente durante o período de transição após a morte do Papa Francisco. Leão XIV destacou a importância de uma comunicação que promova a paz e a verdade, pedindo que os profissionais da mídia evitem a “guerra de palavras e imagens” e rejeitem o “paradigma da guerra”.
Papa Leão XIV com jornalistas na Sala Paulo VI/ Foto: REUTERS – Eloisa Lopez