Ocorreu nesta sexta-feira, 16 a abertura dos fóruns que irão ate domingo, 18 para tratar sobre diversos temas relacionados ao Departamento de Cultura no município de Juína.
O secretário adjunto Adriano de Souza destacou a necessidade dessa programação para o andamento das ações da cultura.
“Essa semana vamos tratar de compor os conselhos que pertencem a nossa parte da cultura que é um elemento muito importante a participação social, é quando a gente coloca à disposição da sociedade, da população um instrumento legal criado pela Câmara Municipal de Vereadores que são os conselhos municipais que garantem a toda população direito de participação, o direito de vir aqui dizer o que eles querem para Juína e o que eles desejam para pauta da Cultura em Juína; nós já temos resultados muito fortes por exemplo a parte do nosso Fórum da Cultura em 2017 se a gente avaliar esses dois anos daquele que foi proposto pela aquela população, hoje nós já temos um resultado grandioso porque foi feito a partir de um desejo deles” destacou Adriano.
Alunos de escolas da cidade foram convidados e participou da abertura onde forma apresentados os planejamentos para os trabalhos durante o evento que está sendo realizado na casa da cultura.
“Tem sido muito importante, pois eu estou representando uma parte da juventude que gosta da leitura que quer buscar mais o conhecimento através dos livros e não tanto pelo pela internet, pela tecnologia” opinou Taíres Marcela, participante.
Ronaldo Lemes escreveu um livro sobre fantasias e aventuras, segundo ele forma 4 anos para a conclusão, o fórum para ele é um espaço de motivação para que outras pessoas possam participar.
“É um livro de fantasia e aventura conta a história de sobre como superar os três sentimentos ruins, no caso esses sentimentos ruins são chave para que possam usar os poderes da mente, já sobre o fórum é uma experiência muito interessante, vou tentar contribuir da melhor forma possível para chamar novos escritores e também novas pessoas que se interessam no ramo da biblioteca” relatou.
Por fim a gestora de leitura na cidade, Patrícia Itaibele destacou a participação da comunidade e lembrou da programação que segue com uma diversidade de assuntos a serem debatidos.
“À tarde já começa um de igualdade racial justamente com a população negra e indígena os povos que participam também do CTG que é uma comunidade tradicional na cidade; no domingo nós vamos ter o nosso fórum da juventude que é o segundo no município, é uma forma muito importante onde teremos oportunidade de falar sobre os direitos do Estatuto da Juventude que é questão da assistência social, saúde, educação e depois de lazer” finalizou.