(66)35662702

NO AR

Brasil Sertanejo

Com Junior Lupis

Juina

Indígena liderança do povo Rikbaktsa em Juína morre internado com Covid-19 em Cuiabá

Publicada em 23/07/20 as 10:47h por Por G1 MT - 7 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Arquivo pessoal)

O indígena Nelson Mutzie Rikbaktsa, de 31 anos, morreu internado com coronavírus (Covid-19) nessa quarta-feira (22) no Hospital Santa Casa, em Cuiabá.

Nelsinho, como era conhecido, era considerado uma liderança do povo Rikbaktsa. A comunidade está localizada às margens do rio Juruena, na divisa dos municípios de Brasnorte e Juína (735 quilômetros a Noroeste de Cuiabá).

Não há informações se ele tinha algum problema de saúde anterior.

O jovem se preocupava com a preservação da memória dos povos indígenas.

Na pandemia, se tornou defensor e incentivador dos protocolos de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscara e álcool gel, por parte das comunidades indígenas.

Nelson ajudou a construir todo o sistema de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), deu apoio aos povos indígenas de Rondônia e do Mato Grosso, sempre estava à frente das ações sociais e do combate à pandemia.

Rikbaktsa

Conhecidos como ‘Orelhas de Pau’ ou ‘Canoeiros’, o nome da etnia Rikbaktsa significa ‘os seres humanos’. Atualmente, os Rikbaktsa são bilíngües, tendo incorporado também o português.

Vivem em terras localizadas às margens do rio Juruena, no Noroeste de Mato Grosso, dividido em cerca de 30 aldeias dentro dos limites de suas fronteiras, como estratégia de vigilância e uso dos recursos naturais.

Na Aldeia Primavera, a comunidade vive da extração sustentável da castanha. Eles também plantam arroz, milho e mandioca em suas terras.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(66) 3566-2702

Visitas: 211962
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2020 - Nazaré Fm 89,5 - Comunicando Vida e Fé