O Papa Francisco destacou em mensagem no twitter a festa litúrgica do padroeiro da juventude católica, celebrado nesta quarta-feira, 21 de junho.

“Hoje recordamos São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude católica, um jovem cheio de amor a Deus e ao próximo; faleceu muito jovem em Roma, porque cuidava dos doentes de peste. À sua intercessão, confio os jovens de todo o mundo”.

São Luís nasceu no ano de 1568 na Corte de Castiglione, Itália. Pertencente à nobreza, recebeu, por parte de sua mãe, Marta Tana di Sántena, a formação cristã e, da parte de seu pai, Ferrante Gonzaga, a motivação a ser príncipe.

Com dez anos de idade, consagrou-se a Nossa Senhora. Nesta época, descobriu seu chamado ao sacerdócio. Aos 14 anos, decidiu ingressar na vida religiosa, na companhia de Jesus, conhecidos por jesuítas.

Anos depois, uma epidemia de tifo atingiu a cidade de Roma, deixando muitas vítimas. Os jesuítas abriram um hospital para os religiosos ajudarem nos atendimentos. Luís permaneceu ali cuidando dos enfermos até que contraiu a doença. Ele faleceu aos 23 anos, antes mesmo de tornar-se padre, no dia 21 de junho de 1591.

Foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726, sendo proclamado “Patrono da Juventude”. Depois, foi nomeado protetor dos estudantes. São João Paulo II o nomeou, em 1991, padroeiro dos pacientes de AIDS.

Suas relíquias estão na Igreja Santo Inácio, em Roma, e é venerado no dia de sua morte. Aqui no Brasil, uma cidade do Rio Grande do Sul recebeu o nome de São Luís Gonzaga em homenagem ao santo.

Canção Nova