O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu mais um passo em direção às Eleições Municipais de 2024 ao receber a entrega de mil novas urnas eletrônicas, modelo 2022, no dia 23 de agosto. Além disso, está prevista a chegada de outras mil urnas até o final deste mês e, até a realização do pleito, mais 1.760 unidades, totalizando 3.760 urnas que estarão em operação no pleito do próximo ano.

    Estas novas urnas substituirão os modelos mais antigos, datados de 2009, 2010 e 2011. Com essa remessa, a previsão é de que até as Eleições Municipais de 2024, o TRE-MT tenha à sua disposição 273 urnas do modelo 2013, 1.334 de 2015, 3.766 de 2020 e as 3.760 do modelo 2022.

    As urnas recém-chegadas estão atualmente passando pelo processo de registro de patrimônio e gestão, e uma vez finalizados esses procedimentos, equipes técnicas da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais do TRE-MT iniciarão os testes de softwares e de hardwares.

    O modelo 2022, embora visualmente semelhante ao da urna de 2020, traz melhorias significativas, incluindo recursos aprimorados de acessibilidade, bem como melhorias em segurança, transparência e eficiência.

    Um destaque importante é que essas urnas são produzidas nacionalmente. A fabricação teve início em maio, e a previsão é de que até fevereiro do próximo ano, um total de 219.998 urnas modelo 2022 seja produzido. A produção é supervisionada por uma equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel) da Justiça Eleitoral, com os aparelhos passando por rigorosas auditorias de qualidade e segurança na fábrica.

    De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta será a segunda maior produção de urnas desde a implementação do voto eletrônico, ficando atrás apenas das 225 mil urnas UE 2020, fabricadas para as Eleições 2022.

    Para garantir a integridade e a confiabilidade dessas novas máquinas, elas são submetidas a testes rigorosos de resistência pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, a fim de avaliar se foram projetadas corretamente. Além disso, são realizados simulados para analisar todo o ecossistema da urna.

    Outro ponto importante é que esses equipamentos, modelo 2022, passarão pelo Teste Público de Segurança (TPS), instituído pelo TSE. O TPS tem como principais objetivos encontrar eventuais vulnerabilidades nos procedimentos e softwares eleitorais, possibilitar correções e aprimoramentos com base nos resultados e testar a confiabilidade da captação e apuração dos votos. Este ano, o TPS está previsto para novembro, e qualquer brasileiro com 18 anos ou mais, que atenda aos requisitos do edital a ser publicado, poderá participar desse importante teste público.

    Jornalista: Andréa Martins Oliveira e TSE.