A 37ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Oeste 2 reuniu, nos dias 23 e 24 de agosto, representantes das oito dioceses de Mato Grosso em Cuiabá. Realizada no Centro de Evangelização da CNBB, a assembleia teve como foco o planejamento pastoral como expressão de vida e ação evangelizadora em sintonia com os novos tempos.
por Redação Rádio Nazaré
Dom Neri José Tondello, bispo da Diocese de Juína, destacou o alcance formativo e simbólico do encontro. “A 37ª Assembleia Regional de Pastoral nos marcou pela dinâmica do estudo. Foi exatamente o planejamento pastoral como caminho espiritual. Estamos em iminência da chegada das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, que cada regional está aguardando para construir seus planos”.
A abertura foi marcada pelo símbolo do Jubileu da Esperança e bênção de Dom Mário Antônio, arquiepispo de Cuiabá, com a mesa composta por líderes regionais como Dom Vital Chitolina, Dom Maurício da Silva Jardim e Dom Jacy Diniz Rocha. Pe. Geraldo de Mori, SJ, conduziu uma profunda reflexão sobre o planejamento pastoral como ato espiritual e comunitário, utilizando metodologias atuais como a análise FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), aliadas ao método ver, julgar, agir, escutar, discernir e decidir.
Dom Neri acrescentou que “a presença expressiva das dioceses de Mato Grosso em Cuiabá mostrou nossa unidade. O estudo nos faz olhar para frente: identificar onde precisamos estar, quais desafios enfrentar, e dar respostas concretas. Foi um tempo de convivência, celebração e estudo”
O encontro também incorporou reflexões sobre justiça social e cuidado ambiental. Bispos relataram experiências sobre o encontro da CEAMA em Bogotá, destacando a missão solidária das Igrejas amazônicas e o cuidado com a Casa Comum Diocese de Juína. Foram tratados temas como a Campanha da Fraternidade (2025 e 2026), a emergência climática, transformação digital, empobrecimento e a necessidade de protagonismo leigo, missão compartilhada e fidelidade criativa à tradição.
A Assembleia foi concluída com missa, confraternização e bênção de Dom Canísio Klaus, em celebração ao Dia da Vocação Laical. O encontro reafirmou o compromisso da Igreja regional em caminhar unida, sinodal e com olhar missionário diante dos desafios contemporâneos.
Imagens: Simone Guedes
Comentários: