No último domingo, dia 30 de novembro, estreou no YouTube o documentário “A História dos Kanela do Araguaia”. O filme conta, em 20 minutos de duração, a história do povo Kanela do Araguaia, narrando desde o êxodo do estado do Maranhão até a recente demarcação de seu território, publicada em 18 de novembro de 2025.

A produção da obra foi o trabalho final do “Curso Básico de Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Indígena Kanela do Araguaia”, idealizado e ministrado por Zé Machado, fotógrafo, documentarista e produtor cultural juinense em parceria com a APKAAP – Associação Indígena do Povo Kanela do Araguaia Aldeia Pukanu.

A execução do curso, com carga horária de 300 horas divididas entre encontros online e aulas presenciais, só foi possível graças ao recurso captado através do edital 16/2023/SECEL/Cinemotion – Edital de Formação – Edição Lei Paulo Gustavo.
Os 14 alunos que concluíram o curso também receberam formação em história, identidade etnocultural decolonialismo com a professora mestra em educação Alessandra Assis Soares, que dá aulas de história na Escola Estadual Antônia Moura Muniz e um módulo extra de Introdução à LIBRAS, ministrado por Eric da Silva, professor bilíngue e mestrando em linguística pela UNICAMP.
O documentário pode ser acessado através do link:
Comentários: