No último final de semana, membros da Coordenação Diocesana da Pastoral Litúrgica de Juína participaram de um encontro de formação promovido pelo Regional Oeste 2 da CNBB, em Cuiabá. O evento reuniu representantes de diversas dioceses e foi assessorado pelo padre Jair Fante, referencial de liturgia no Regional.
por Redação Rádio Nazaré
A programação incluiu momentos de estudo, palestras e partilhas de experiências, valorizando tanto as conquistas quanto os desafios enfrentados no serviço litúrgico das comunidades. Padre Jair Fante destacou que as reflexões já se voltam para o que será contemplado nas novas diretrizes da CNBB. “Neste ano de 2025, já começamos a refletir sobre a questão das devoções populares, sua importância histórica e também os possíveis desencontros que podem surgir a partir de espiritualidades particulares. O desafio é ajustá-las à visão de Igreja, centrada na pessoa de Jesus Cristo e fundamentada nas Sagradas Escrituras e na liturgia própria da nossa fé católica”, afirmou.
Ele também agradeceu a Diocese de Juína pelo envio de um grupo consistente às formações regionais.
Outro momento marcante foi a reflexão conduzida pelo padre Alessandro dos Santos Barros, da Arquidiocese de Cuiabá, sobre a relação entre a penitência e a iniciação cristã nos primeiros séculos da Igreja. Para ele, o encontro fortalece a missão das lideranças nas comunidades. “Estamos aqui junto com líderes e ministros que podem contribuir na formação de seus fiéis, motivando cada vez mais pessoas a participarem da vida da Igreja. É um convite a aprofundar o conhecimento sobre a fé, a história e os mistérios de Cristo, para que, conhecendo, possamos amar ainda mais a Igreja e a Jesus Cristo”, destacou.
O encontro reforçou a importância da liturgia como dimensão central da vida da Igreja e motivou as equipes a seguirem firmes na missão de celebrar com fé e consciência nas comunidades.
Comentários: