No próximo sábado, dia 23, Juína realiza o primeiro Dia D da campanha de vacinação antirrábica de 2025, voltada para cães e gatos a partir de três meses de idade. A ação acontece das 7h às 17h, com 12 pontos distribuídos pela zona urbana. Na área rural, a vacinação já começou no início de agosto, seguindo cronograma de visitas das equipes da Vigilância Ambiental.
por Redação Rádio Nazaré
De acordo com Geane Rodrigues, coordenadora da Vigilância em Saúde, a campanha é fundamental para interromper o ciclo de transmissão do vírus da raiva. “O objetivo final é não termos casos de raiva humana. Por isso, convidamos os tutores para levarem seus cães e gatos para receber a dose. Lembrando que a vacina é anual e não pode ser entregue para aplicação posterior pelo tutor”, explicou.
Ela destacou ainda que os animais devem estar saudáveis e que não há contraindicações para fêmeas prenhas ou em lactação. Após a aplicação, é comum que o animal apresente pequeno edema no local, que tende a desaparecer em alguns dias.
O coordenador de endemias, Paulo Santana, reforçou a mobilização da equipe: “Serão 51 profissionais atuando no Dia D, em 12 pontos fixos da cidade. Nossa meta é alcançar a cobertura total, garantindo a proteção dos animais e, consequentemente, da população”, disse. Ele orientou que tutores de cães de grande porte levem os animais com focinheira, evitando riscos durante o procedimento.
Além dos pontos fixos, equipes estratégicas atenderão casos específicos de animais bravos que não podem ser levados até os locais de vacinação, mediante agendamento. A campanha é gratuita e a participação da população é essencial para garantir a segurança sanitária contra a raiva em Juína.
Comentários: