O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, será marcado por momentos de oração, lembrança e solidariedade. As celebrações ocorreram tanto nas paróquias, quanto no cemitério municipal, reunindo fiéis para homenagear seus entes queridos com fé e esperança.
por Redação Rádio Nazaré
De acordo com o pároco, da Paróquia Santo Agostinho, padre Jeferson Slussarek, o período de Finados é um tempo de reflexão e oração pelos falecidos. “É um tempo de lembrarmos com saudade daqueles que já partiram para junto de Deus. Esses momentos de oração são um convite para que toda a população vá ao encontro de seus entes queridos e reze por eles”, destacou. Padre Jeferson também ressaltou a importância da oração pelos que estão no purgatório: “Rezar pelos mortos faz parte da nossa missão como católicos. O purgatório é uma antessala do céu, e nossas orações ajudam aqueles que ainda estão nesse caminho a alcançarem a morada eterna”, explicou.
As missas e celebrações em Juína estão programadas para os seguintes horários:
- Cemitério Municipal: 8h00 e 17h00
- Catedral Sagrado Coração de Jesus: 19h30
- Paróquia Santo Agostinho: 6h30, 8h00 e 19h30
- Paróquia Nossa Senhora da Paz: Celebração da Palavra às 8h00 e 19h30
- Paróquia Santa Catarina: 8h00 e 19h30
Além das celebrações religiosas, a Associação Ministério da Esperança (AME) promoverá sua tradicional Feira das Flores, iniciativa que ajuda a manter as atividades da entidade. “A AME estará no cemitério com voluntários vendendo flores, velas e coroas. É uma forma de deixar o cemitério bonito, iluminado e florido, além de contribuir com o trabalho de quem se dedica a acolher as famílias em momentos de despedida”, ressaltou o pároco.
O presidente da AME, Uemerson de Oliveira, explicou que as vendas já começaram e seguem até o dia 31 de outubro no escritório da associação, em horário comercial. “Os vasos de flores estão a partir de 12 reais, e todo o valor arrecadado será revertido para melhorias na estrutura e manutenção dos veículos da AME. Queremos oferecer preços acessíveis para que todas as famílias possam homenagear seus entes queridos”, disse.

Uemerson acrescentou que, nos dias 1º e 2 de novembro, a equipe de voluntários estará presente no cemitério municipal. “Teremos vasos, coroas e velas de vários tamanhos, todos confeccionados com muito carinho pelas nossas voluntárias. Estaremos à disposição da comunidade de Juína para esse momento de fé e lembrança”, completou.

O Dia de Finados, mais do que um tempo de saudade, será também um convite à esperança, à solidariedade e à renovação da fé — fortalecendo os laços entre a comunidade e aqueles que já partiram para a eternidade.
Comentários: