Neste 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) celebra a data reafirmando seu compromisso com a promoção da vida e a valorização daqueles que tanto contribuem para a comunidade. Fundada em 2004 pela Dra. Zilda Arns, a PPI nasceu para estender o cuidado já iniciado em sua missão com a saúde infantil, agora voltado à população idosa.
por Redação Rádio Nazaré
Seguindo princípios de capacitação comunitária e acompanhamento domiciliar, os líderes voluntários da Pastoral realizam visitas periódicas, oferecendo suporte emocional, social e de saúde. Cada encontro representa um gesto concreto de cuidado, integração e valorização da pessoa idosa dentro de sua comunidade.
Durante a Assembleia Regional da PPI Oeste 2, realizada nos dias 06 e 07 de setembro de 2025, a coordenadora nacional, Sandra Regina Michellim, destacou a essência da missão pastoral: “Assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização”.
A data, além de celebrar, também convida a sociedade a refletir sobre a importância de incluir e respeitar as pessoas idosas, reconhecendo nelas protagonistas de histórias e exemplos de perseverança.
Fotos: Cnbb Regional Oeste 2
Comentários: