O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) convocou uma reunião emergencial com produtores rurais de Castanheira (MT) depois da confirmação de pelo menos dois casos de raiva em uma propriedade rural do município. A reunião está marcada para segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 17h30, na Câmara de Vereadores de Castanheira.
Por Redação Rádio Nazaré
O órgão estadual de defesa agropecuária emitiu um alerta sanitário destacando a gravidade da raiva, uma doença viral com letalidade praticamente de 100% após o aparecimento dos sintomas e que representa risco tanto à saúde animal quanto à humana.

Segundo o comunicado do Indea, ações de controle foram imediatamente iniciadas, incluindo vacinação dos animais, monitoramento da área e orientação aos produtores rurais. A reunião tem por objetivo esclarecer dúvidas, orientar sobre as medidas de prevenção, manejo de morcegos hematófagos e biossegurança no campo.
O órgão ressaltou que a raiva é uma zoonose grave e fatal e que a informação e a participação da comunidade produtora são essenciais para evitar a disseminação da doença e proteger a saúde pública.
Fonte: Repórter em Ação
Comentários: