O ano letivo de 2026 começou nesta segunda-feira (2 de fevereiro) nas 628 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso, marcando o retorno às atividades escolares que reúne cerca de 311.762 matrículas ativas, número que pode chegar a aproximadamente 317 mil estudantes até março, conforme projeções da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
por Redação Rádio Nazaré
Segundo a Seduc, o retorno representa um momento importante de reencontro entre alunos, professores, gestores e famílias, além de acolhimento para quem está ingressando em novas etapas da educação. Para garantir um início de ano organizado e com foco no processo de aprendizagem, a pasta preparou ações estruturais e pedagógicas, incluindo suporte nas unidades escolares e distribuição de materiais como uniformes e apostilas atualizadas bimestralmente.
O secretário de Educação, Alan Porto, afirmou que o compromisso da rede é assegurar que todos os estudantes tenham acesso a conteúdos atualizados, materiais de qualidade e um ambiente escolar acolhedor, que estimule o desenvolvimento integral.
Antes da volta às aulas, a Seduc promoveu a Semana Pedagógica 2026, realizada entre os dias 19 e 23 de janeiro em Cuiabá, com a participação de mais de 10 mil profissionais da educação — entre gestores, coordenadores, professores e técnicos — para alinhar diretrizes pedagógicas, administrativas e de gestão para o novo ano letivo. Essa formação foi replicada posteriormente nas unidades escolares por meio das 13 Diretorias Regionais de Educação.
A Seduc reforça que as ações educativas e de acolhimento continuarão ao longo das primeiras semanas de aula, com o objetivo de fortalecer o aprendizado, promover a integração da comunidade escolar e garantir uma educação pública cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade em Mato Grosso.
Comentários: