O prazo para emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor está se aproximando do fim: ele termina no dia 6 de maio de 2026, alerta a Justiça Eleitoral. Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não serão aceitos novos pedidos até depois das Eleições Gerais de 2026.
Por Redação Rádio Nazaré
Eleitores de todo o país têm até 6 de maio para realizar diversos serviços eleitorais, incluindo a emissão do primeiro título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização cadastral, a regularização de pendências e a biometria.
Em Juína (MT), os atendimentos estão sendo feitos de forma presencial na sede da Justiça Eleitoral, localizada na Rua Ives Ortolan, nº 509, Setor Módulo 03. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
A legislação brasileira prevê que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para cidadãos entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. É possível solicitar o título a partir dos 15 anos, desde que o eleitor complete 16 anos até o dia da eleição, que será em 4 de outubro de 2026.
Após o fechamento do cadastro em 6 de maio, o sistema eleitoral ficará indisponível para novas solicitações até o término do processo eleitoral. Por isso, a Justiça Eleitoral e a Prefeitura de Juína reforçam a importância de os eleitores procurarem os serviços o quanto antes para garantir seus direitos nas Eleições 2026.
Fonte: Prefeitura de Juína
Comentários: