O papa Leão XIV vai inaugurar, o Borgo Laudato si', no dia 5 de setembro, em Castel Gandolfo, Itália: um espaço dedicado ao cuidado da criação que estará aberto ao público. O local é inspirado na encíclica Laudato si’ publicada em 2015 pelo papa Francisco.
por Nicolás de Cárdenas – ACI Digital
O local, que tem sido um refúgio de verão para papas há séculos, acolhe desde 2023 a iniciativa do papa Francisco para mostrar "como o cuidado pela criação e o respeito pela dignidade humana podem ser concretizados e harmoniosos conforme os princípios da fé, por meio da formação, do trabalho e da colaboração", segundo um comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O espaço será inaugurado no ano que marca a primeira década da publicação da encíclica, numa cerimônia simples composta pela Liturgia da Palavra e o rito de bênção.
Segundo a Santa Sé, estarão presentes representantes da cúria romana e de instituições que colaboraram no lançamento do projeto.
O cantor Andrea Bocelli e seu filho Matteo se unirão à oração com seu talento artístico.
Antes, Leão XIV visitará o local, “percorrendo seus principais espaços e encontrando-se com funcionários, colaboradores, suas famílias e todas as pessoas que, de diferentes maneiras, animam a vida do Borgo Laudato si': religiosos, formadores, estudantes, comunidades locais, parceiros e benfeitores”.
A Santa Sé apresenta o evento como "o fruto de uma jornada que entrelaça espiritualidade, educação e sustentabilidade com o objetivo de oferecer um espaço aberto, acessível e inclusivo para a formação, a reflexão e a experiência de uma relação mais consciente e respeitosa com a criação".
Em maio, poucos dias depois do décimo aniversário da publicação da encíclica Laudato si', Leão XIV fez sua primeira visita ao local. Desde então, o papa passou boa parte de suas férias de verão em Castel Gandolfo, retomando a tradição interrompida pelo papa Francisco.
Fonte: ACI Digital
Comentários: