“O Senhor quis-nos precisamente a nós neste tempo cheio de desafios que, às vezes, nos parecem maiores do que as nossas forças! Somos chamados a abraçar estes desafios, a interpretá-los evangelicamente, a vivê-los como ocasiões de testemunho. Não os evitemos!” (Papa Leão XIV ao clero de Roma)
por Diocese de Juína
Entre os dias 20 e 22 de outubro, a Pastoral Presbiteral da Diocese de Juína realizou o seu Encontro Anual do Presbitério, reunindo todos os padres da diocese para momentos de espiritualidade, partilha e reflexão sobre as prioridades pastorais e missionárias da Igreja. O encontro aconteceu na Casa de Retiros, em Juína (MT), e teve como objetivo fortalecer a comunhão e a corresponsabilidade no serviço ao povo de Deus.
De acordo com o bispo diocesano, Dom Neri José Tondello, este é um tempo de graça para “olhar juntos a caminhada pastoral, discernir os sinais dos tempos e renovar o ardor missionário diante dos desafios do mundo atual”.

O Pe. José Roberto, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Juruena, destacou a importância da unidade e da fraternidade sacerdotal como testemunho da presença viva de Cristo na diocese.
Nova coordenação eleita

Logo no primeiro dia do encontro, os presbíteros elegeram a nova coordenação da Pastoral Presbiteral da Diocese de Juína.
Foram escolhidos:
Coordenador: Pe. Alessandro Dilele, administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, no Distrito de Guariba,
Tesoureiro:Pe. Renan Dantas, administrador paroquial da Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no Módulo 6, em Juína;
Secretário:Pe. Giovanni Bittencourt, vigário paroquial da Paróquia Santa Catarina de Alexandria e reitor do Seminário Propedêutico São José.
A nova equipe assume a missão de animar e fortalecer a Pastoral Presbiteral, promovendo o cuidado fraterno, a espiritualidade e a saúde integral dos padres da Diocese de Juína.
Vivência e comunhão


A programação do encontro incluiu momentos de espiritualidade conduzidos pelo Pe. Jânio, além de partilhas e apresentações das diversas pastorais — Catequese, CPT, Liturgia, Juventudes, Pastoral Familiar, Batismo e Dízimo. As atividades foram marcadas por fraternidade, oração e profundo senso de comunhão presbiteral.
A assembleia foi concluída com um forte apelo à esperança, reafirmando o compromisso dos presbíteros de serem “peregrinos da esperança” na Diocese de Juína. O encontro encerrou-se com clima de gratidão, alegria e comunhão entre os sacerdotes.
Encerrando os trabalhos, Dom Neri recordou as palavras de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes.
“O sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor.”
O Encontro Anual da Pastoral Presbiteral reafirmou o compromisso do presbitério de Juína com a missão de servir com alegria e fidelidade ao povo de Deus, testemunhando a comunhão e a esperança que brotam do Evangelho.
Fonte: Diocese de Juína
Comentários: