A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou editais de consulta pública propondo a ampliação do modelo de gestão cívico-militar em mais 66 escolas da rede estadual, distribuídas por 28 municípios do estado.
por Redação Rádio Nazaré
O processo de escuta e debate com a comunidade escolar acontecerá por meio de audiências públicas agendadas para os dias 24 e 25 de fevereiro, que serão realizadas diretamente nas escolas que podem ser convertidas ao novo formato. A intenção é que servidores, estudantes e familiares possam expressar sua opinião, dúvidas e contribuições sobre a proposta de mudança.
O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que a consulta pública é uma etapa essencial para legitimar uma decisão dessa magnitude, reforçando que a transformação das escolas deve ser construída com participação social e transparência. Para ele, essa escuta amplia a confiança da comunidade no processo e fortalece a política pública educacional.
Atualmente, a rede estadual de ensino de Mato Grosso já conta com 105 escolas no modelo cívico-militar, e a ampliação proposta nesta consulta prevê incluir unidades em importantes cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Colíder, Denise, Tangará da Serra, Jaciara e Alta Floresta, entre outras.
A Seduc informou que, com essa nova etapa, pretende atingir uma meta ambiciosa de até 205 escolas cívico-militares ainda em 2026, por meio de mais editais e consultas públicas que deverão contemplar outras unidades ao longo do ano.
O modelo cívico-militar não altera o currículo escolar, que permanece sob responsabilidade dos profissionais da educação, mas incorpora a gestão compartilhada com militares da reserva em aspectos administrativos e de disciplina, com objetivo de fortalecer a organização e o ambiente escolar.
Comentários: