O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT) está promovendo um projeto de educação sanitária voltado para alunos de escolas rurais. A ação, que já acontece há três meses, busca conscientizar crianças de 10 a 12 anos sobre a manipulação correta dos alimentos, a importância da inspeção sanitária e o papel do órgão na saúde animal e humana.
por Redação Rádio Nazaré
De acordo com Thalita Neves, gerente regional do INDEA-MT em Juína, “é um projeto lindo que o INDEA está desenvolvendo em todos os municípios do estado de Mato Grosso. Vão ser contemplados mais de 4 mil alunos em todo o estado e agora chegou esse projeto na nossa regional.” Ela explica que o foco está em mostrar todo o processo até que o alimento chegue à mesa do consumidor, destacando o papel da fiscalização e da conscientização sobre os riscos da má manipulação.
As atividades estão sendo realizadas em escolas rurais de Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Colniza e Aripuanã. Cada município selecionou, em média, duas escolas, envolvendo cerca de 50 alunos do quinto ano por local. A ação é coordenada pela Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA) do INDEA, em parceria com as secretarias municipais de educação.
Thalita ressalta que o projeto não envolve apenas fiscalização, mas também educação. “Os alunos entendem que eles são um motor da educação, eles vão transformar, eles serão os produtores do futuro. O projeto foi pensado justamente para transformar esse setor e levar segurança alimentar para todos.”
Ao final das atividades, em setembro, os alunos irão apresentar trabalhos com textos e desenhos baseados no que aprenderam. Esses trabalhos serão avaliados pela equipe central do INDEA em Cuiabá. Os melhores colocados receberão premiações: notebook, celular e mesa de pebolim para o primeiro lugar; tablet para o segundo; e bicicleta para o terceiro.
Comentários: