Inspirado no magistério do papa Francisco e em comunhão com as conferências episcopais, o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) faz o primeiro encontro de responsáveis por emissoras de televisão católicas da América Latina e Caribe, em Aparecida (SP) de 11 a 14 de agosto.
“Este espaço tem como objetivo final constituir uma rede de televisões católicas a nível da América Latina e do Caribe, como espaço colaborativo de sinergia e articulação em perspectiva sinodal”, diz o site ADN Celam.
Segundo Oscar Elizalde Prada, diretor do Centro para a Comunicação do Celam, o encontro responde a um dos propósitos fundamentais do conselho para o período de 2023-2027 que é configurar “rede de redes comunicativas eclesiais”.
“Queremos articular redes de meios de comunicação católicos, em continuidade com a rica trajetória de experiências e iniciativas de comunicação eclesial, de origem latino-americana e caribenha, que atravessam as sete décadas de história do Celam”, disse Elizalde.
O encontro também é uma resposta ao chamado da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano Aparecida que aconteceu em 2007, diz o Celam, citando o documento final da conferência que pede “otimizar o uso dos meios de comunicação católicos, fazendo-os mais atuantes e eficazes, seja para a comunicação da fé, seja para o diálogo entre a Igreja e a sociedade”.
Para Elizalde, construir uma rede de televisões católicas responde “à dinâmica do encontro, cujo eixo transversal será a espiritualidade sinodal” e deve estar “a serviço da missão pastoral da Igreja na América Latina e no Caribe”.
Essa rede, continua ele, “atuará a partir de um roteiro comum, em conjunto com as conferências episcopais, para o fortalecimento dos processos sinodais na comunicação, a partir dos desafios atuais e considerando as boas práticas”.
Fonte: ACI Digital
Imagem: CELAM
Matéria de Nathália Queiroz
Comentários: